sábado, 27 de novembro de 2010

SALÃO DE PRESENTES mostra boas idéias que se tornaram bons negócios



Janaína Mansilha
Além da oferta variada de presentes para o final de ano, são cerca de 2 mil itens, o Salão de Natal, que encerra neste sábado, 20, no Sebrae em Campo Grande, apresenta exemplos de empreendedoras que iniciaram a atividade como um hobby e hoje possuem um pequeno negócio. Elas se mantem competitivas no mercado oferecendo produtos e serviços diferenciados.

A maquiadora Jaqueline Acosta criou um blog para dar dicas de maquiagem, divulgar lançamentos do setor de cosméticos e acabou descobrindo que poderia transformar suas redes sociais em negócio. Além de blogueira, twiteira, mãe e esposa é, desde julho, empreendedora individual em Campo Grande.

Encantada com o universo infantil, Letícia Brito encontrou na costura um hobby e uma forma de produzir bichos de pelúcia para os filhos: acabou transformando o passa-tempo em negócio. Tem um blog onde vende ursos, girafas, bonecas e uma infinidade de temas e personagens em pelúcia e tecido.

Jucelma Rocha foi para São Paulo e voltou personal organizer e, assistindo a televisão, encontrou em um canal de compras uma oportunidade de negócio: hoje representa uma marca de produtos para organização de espaços direcionados a quem não tem tempo de arrumar o guarda-roupa.

Em comum, o que todas essas mulheres têm é o fato de terem encontrado oportunidades de negócio em situações inesperadas e investido na ideia. Durante esta semana, elas estão entre as mais de 30 empreendedoras que participam do Salão de Presentes de Natal, no Sebrae, com o intuito de divulgar e comercializar os seus produtos e serviços.

Jaqueline dirige a empresa com o esposo, e são representantes de uma marca de esmaltes importada. “É um novo produto no mercado de Campo Grande, competitivo e que só conheci por causa das minhas redes sociais”, conta Acosta. “Como eu já trabalhava com vendas no setor de cosméticos, eu conhecia o consumidor local e suas necessidades”, complementa.

Proprietária de um site de compras, ela conta que participa de fóruns de discussão online e capacitações do Sebrae para promover o seu negócio. Hoje, contabiliza mais de mil seguidores no Twitter e cerca de duas mil visitas semanais no blog e no portal e-commerce. “Minhas vendas crescem à medida que esses canais se tornam conhecidos junto ao meu público-alvo”, enfatiza.

Para Letícia, o hobby foi evoluindo para negócio com os anos. “Desde os 16 anos eu costuro, por um tempo eu produzia pesos de portas, nada muito sério, daí eu comecei a criar bichos para os meus filhos. Eles cresceram e eu continuei fazendo”, explica.

Amiga de uma decoradora, Letícia passou a produzir bichos para decoração de aniversários infantis, quando viu que poderia ir além das encomendas. “Abri a loja e hoje tenho uma produção média de 330 ursos por mês, fora as bonecas e os outros personagens”, conta. Hoje conta com três funcionários na produção. “Este ano, minhas criações compõem a guirlanda de natal de uma rede em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília”, comemora.

Jucelma sempre atuou em setores relacionados à organização: “Eu só não sabia que existia uma indústria para isso e um mercado consumidor ávido por ferramentas de organização pessoal”, surpreende-se. Hoje possui tanto espaço físico quanto virtual, onde garante a divulgação da marca. “O setor ainda é novo na região, mas em grandes pólos já é encarado como necessidade da vida moderna”, finaliza.
O Salão de Presentes de Natal é realizado pela BPW em parceria com o Sebrae.
Fonte: SEBRAE

LILIANA TAVARNARO toma posse na diretoria da CNC



Edy Elly Seidler, Liliana Ribas Tavarnaro e Sueli Batista



Sueli Batista
Os integrantes da nova Diretoria e do Conselho Fiscal da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que administrarão a instituição no mandato 2010-2014, tomaram posse no dia 19 de novembro, na sede da entidade, em Brasília. Eles foram escolhidos nas eleições realizadas em 23 de setembro. Dentre os empossados, o presidente reeleito, Antonio Oliveira Santos, destacou a presença de duas mulheres na Diretoria, as suplentes Edy Elly Seidler, do Distrito Federal, e Liliana Ribas Tavarnaro, do Paraná.

Em rápido pronunciamento na abertura da reunião mensal da Diretoria, o presidente reeleito, Antonio Oliveira Santos, manifestou sua alegria pela aprovação dos novos dirigentes pelas lideranças do Comércio de todo o País. Foi uma importante manifestação de confiança no trabalho que vem sendo desenvolvido, destacou o presidente.

Oliveira Santos lembrou que, dos 35 membros da Diretoria, 13 são novos, o que significa uma renovação de 37%. Depois do pronunciamento, Antonio Oliveira Santos declarou empossada a nova Diretoria. Em seguida, vice-presidentes e diretores se manifestaram. Pedro Nadaf, 2º diretor-secretário, presidente da Fecomércio de Mato Grosso, agradeceu a sua indicação como representante titular da CNC no Conselho do Sebrae.

Embora estivesse no local, na qualidade de Assessora de Comunicação do Sistema Fecomércio de Mato Grosso, a primeira vice-presidente da Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais-BPW Brasil, Sueli Batista, comemorou o fato, de pela primeira vez na CNC ter duas mulheres na diretoria, especialmente porque Liliana Tavarnaro foi presidente da BPW Brasil e, é atualmente membro do Conselho Superior da organização. Segundo Sueli, muitos diretores manifestaram positivamente em relação ao fato de ter duas mulheres na diretoria.

Liliana disse na oportunidade, em que pela primeira vez usou a palavra na reunião da CNC, logo após a posse, que se sentia honrada, com a indicação do Presidente do Sistema Fecomércio-PR Darci Piana. Destacou “estou aqui para contribuir”, frisou. Piana destacou o valor da mulher na sociedade, e deixou claro que a presença feminina na direção é um toque de mais sentimento e de sensibilidade. É democrático. “Será importante para todos nós”, disse.

A presidente da BPW Brasil, Arlete Zago, por telefone, parabenizou Liliane no dia da posse. Ela manifestou o quanto a organização está feliz pela conquista de mais um espaço importante que marca avanço no empoderamento feminino, em nível de representatividade empresarial.

sábado, 20 de novembro de 2010

COXIM pode ter a sua BPW em 2011

Fotos: Célia Zanetti


O dia 11 de novembro de 2010 marcou um acontecimento especial para a BPW/CG: a visita à Coxim com a missão de verificar a possibiliidade de dar início a mais uma BPW - Associação de Mulheres de Negócios e Profisisonais neste município.
Um grupo de mulheres de Campo Grande reuniu-se para levar apoio e divulgar informações sobre a Associação. Acompanhe relato da presidente BPW/CG, Jussara Feltrin Moraes.

Estivemos em Coxim na quinta-Feira dia 11, onde chegamos por volta das 10 horas na fazenda Ponderossa, que fica na BR 163, km 714 a 15 km antes da cidade de Coxim. Fomos recebidas pela nossa amiga Roseli, proprietária da fazenda, juntamente com mais quatro integrantes da BPW/SP, que foram muito simpáticas e nós deixaram muito à vontade.




Tivemos momentos de descontração e troca de informação. Durante o saboroso almoço à base de comidas típicas do MS, fizemos contatos e conhecemos mulheres importantes da cidade de Coxim, entre elas a prefeita Dinaura Mouram que nós fez companhia até o final do evento. Às duas horas da tarde chegamos no auditório do Hotel Coxim, onde fizemos a reunião comandada por Flavia Rosa do SEBRAE, uma das motivadoras da reunião. Falamos e contamos o que fizemos e o que ganhamos por sermos mulheres BPW e pertencer a essa ONG.





A prefeita Dinaura disse da importância de se ter uma Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais - BPW naquela cidade e destacou a necessidade da participação das mulheres em cargos públicos, e que realmente aprendam a tomar decisões.

Maristela Franca diretora do SEBRAE/MS e nossa associada, disse que vê um avanço muito grande entre as mulheres e que está sempre na busca de mais, pois pretende chegar a um ministério, levando na bagagem uma bela lição de vida.
Maria Inês Dunning contou de sua trajetória dentro da BPW, que serve de exemplo para muitas de nós.

Para finalizar tivemos a palestra da Elisa Guerra Malta, BPW/SP e representante da paz na BPW internacional que falou da nossa ONG, da ONU e UNESCO. Ela motivou a todas com seus conhecimentos mostrando quem faz a diferença e quem tem poder de ação. Muitas dúvidas foram esclarecidas e a conversa com a platéria esclareceu dúvidas. A participação foi total, o que fez com que as mulheres de Coxim ficassem com vontade de se unir ainda mais e fundar uma BPW. Para agitar ainda mais o encontro fizemos sorteios de brindes, que foi um sucesso.

Chamamos a Cátia Softov e pedimos a ela que encerasse aquele momento com a oração de BPW e todas prestaram atenção. A Cátia é a ganhadora do prêmio SEBRAE MULHER DE NEGÓCIOS, 2010. Ela é quem está à frente dessa organização, idealizando e nos pediu um tempo para fazer todos os contatos. Quem sabe para 2011 teremos mais uma BPW no estado do MS.



Cátia ainda fez questão de nos apresentar no chá da tarde a torta de acerola feita em sua panificadora a qual foi a razão de ter ganhado mais um prêmio recentemente. Esta é mulher de sucesso !
Como vocês podem perceber foi tudo de bom!
"É a BPW caminhando a passos largos rumo ao futuro promissor!".
Abraço
Jussara Feltrin Moraes
Presidente BPW/CG
Matéria divulgada no Twitter e Facebbok da jornalista $ônia Puxian
http://www.twitter.com/soniajornalista

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Participe do XIV Salão de Presentes NATAL em NOVEMBRO



Opções para quem procura presentes criativos e econômicos

O Natal está chegando e Campo Grande já entra em clima de festa com o “XIV Salão de Presentes – Natal em Novembro” que acontece de 17 a 20 de novembro, no Sebrae. O evento é realizado pela BPW - Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Campo Grande e já é referência entre os expositores que participam a cada ano e o público consumidor.

São várias opções para quem procura presentes criativos e econômicos. O Salão oferece produtos de artesanato, arte em telas, decoração, confecção, colchão, lingerie, ótica, jóias e bijuterias para todos os gostos. Os visitantes têm a opção de levar produtos típicos da "Fazenda Pontal das Águas", preparados com o carinho e jeitinho caseiro, e ainda oferece o turismo rural para quem gosta de curtir a Natureza.

Com entrada franca o Salão conta com 31 estandes de empresas e artesãos do nosso Estado. A programação inclui também dança cigana e serviços de massagem no espaço montado no Sebrae. Esta é a décima quarta edição de um evento que já se tornou tradicional em Campo Grande.

Mulheres desempenham papel importante na nova classe média digital

As mulheres da nova classe média digital são, geralmente, as responsáveis pelas finanças da casa. Essa é a conclusão do estudo chamado "The Stampede - Conheça a Nova Classe Média Digital", realizado pela agência de marketing digital Razorfish.

A classe C, que foi renomeada no estudo como "New Digital Middle Class", quebra muitos paradigmas em relação aos consumidores dessa faixa de renda. "Por exemplo, ao contrário da crença popular, a televisão não é o cerne do meio digital do novo estilo de vida da Classe C, e as mulheres ocupam hoje o posto de chefes das contas domésticas e são responsáveis pelas tomadas de decisão da casa", afirma a pesquisa.

Ainda de acordo com o estudo, as mulheres são as que tomam as decisões de compra, inclusive de produtos tecnológicos. Elas entendem o poder do mundo digital de melhorar a qualidade de vida por meio do acesso à informação e educação, para mudar o futuro de seus filhos para melhor e para ser uma ferramenta de empreendedorismo e geração de renda.

Igualdade digital - Baseado em dados de consultorias do México, Brasil e Argentina, o estudo mostrou que as mulheres já atingiram igualdade com os homens no quesito inclusão digital.

No Brasil, os percentuais são de 50% para cada lado. Entre os mexicanos, as mulheres ainda são 49,5% dos usuários de internet, enquanto na Argentina elas representam 47%.

"Um dos pontos centrais desse estudo é que a mulher representa um papel central na evolução digital da classe C", afirma a pesquisa. Elas estão eliminando as diferenças de gerações e diminuindo a divisão digital, usando a web e sendo o principal motor econômico das classes emergentes". (InfoMoney, 04/11/2010)
Fonte:
ASDEM/DR/RS
Artigo enviado por Eliane Toniasso- Coordenadora da Comissão de Educação e Cultura BPW/CG

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

BPW BRASIL e BPW CAMPO GRANDE definem programação da Confam 2011


No dia 8 de outubro, a diretora de Normas e Procedimentos, coordenadora da 23º Convenção da Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais -Confam, Eunice Cruz, se reuniu com a diretoria executiva e as associadas da BPW Campo Grande, que sediará o evento.

Foi feita na oportunidade uma análise da programação provisória, da Confam 2011 com todos os itens de cada dia e ficou acertado que a sugestão encaminhada será seguida praticamente na íntegra.

A presidente, Jussara Feltrim e sua vice, Célia Zanetti, coordenadora local do evento estão muito otimistas. Ao que tudo indica será mais um grande evento que marcará a história da organização. O tema da 23ª Confam será - "Alçar vôos é vencer desafios".
Sueli Batista
Acompanhe essa e outras matérias no site da BPW Brasil:
http://www.bpwbrasil.org/principal/298.html