terça-feira, 27 de abril de 2010

DEZ MULHERES VENCEDORAS participam da Cerimônia das Velas


Fotos: SEBRAE/MS

$ônia Puxian
A emoção marcou presença em noite de premiação e comemoração. A “Cerimônia das Velas” é um dos acontecimentos mais significativos da BPW, uma vez que expressa a valorização da mulher e o seu empenho crescente frente à sociedade e o trabalho. A vela simboliza luz para o caminho, onde através da chama de uma acendem-se as outras.

O tema desse ano expressa uma frase da Presidente da BPW Internacional, Elizabeth Benhan: “Construindo uma base sólida para o nosso futuro.” Para celebrar esse momento iluminado dez mulheres batalhadoras e ganhadoras do prêmio SEBRAE “Mulher de Negócios” acendem velas com significados especiais.

Luz e cor



A 1ª vela de cor vermelha representa a determinação da fundadora Lena Madesin Philips, que ensinou a trabalhar com a adversidade. Foi acesa pela primeira dama do Município de Nova Alvorada do Sul, Danielle Mendes, acompanhada pela presidente da BPW/CG, Jussara Feltrin Moraes.



A 2ª de cor laranja representa o compromisso das mulheres americanas que foram a campo buscar apoio das mulheres da Europa; lembra os países fundadores da BPW: Áustria, Canadá, França, Itália e Estados Unidos. Foi acesa por Cemírames Borges, associada BPW/CG, acompanhada pela segunda secretária BPW/CG, Rosângela Costa Marques.



A 3ª de cor branca representa a casa mãe, a BPW Internacional. Em Agosto de 1930 duzentas mulheres de 16 países se reuniram em Genebra na Suíça para a fundação dessa entidade e representa a confiança. Foi acesa pela vencedora do prêmio 2006-2007 Marinez Zatta, acompanhada pela coordenadora da Condição da Mulher da BPW/CG e coordenadora do MERCOSUL da BPW Brasil, Maria Inês Bunning.



A 4ª de cor amarela representa o fortalecimento dos povos africanos. Foi acesa pela vencedora de 2006-2007 e coordenadora da comissão do Meio Ambiente BPW/CG, Isabel Doering Muxfeldt, acompanhada pela coordenadora da comissão de Agropecuária BPW/CG, a médica veterinária Eva Maria Medeiros.



A 5ª de cor verde representa a esperança que sempre deverá ser mantida pela BPW gerando equilíbrio nas ações. Foi acesa por Dagma Rúbia Souza Costa vencedora de 2007/2008, acompanhada pela coordenadora da comissão de Capacitação e Emprego BPW/CG, Eliane Toniasso.




A 6ª de cor azul escuro representa a responsabilidade. Foi acesa pela ganhadora de 2007-2008 Maura Maria Corrêa, acompanhada pela coordenadora da comissão de Educação e Cultura da BPW/CG, Aida Machado Domingos.



A 7ª de cor azul clara representa a fidelidade. Foi acesa por Carolina Coelho ganhadora do prêmio 2008-2009, acompanhada pela coordenadora da comissão da Jovem Mulher de Carreira BPW/CG, Eleíza Moraes.




A 8ª de cor rosa representa a paciência. Foi acesa pela vencedora do 3° lugar do Prêmio SEBRAE “Mulher de Negócios” 2009-2010, Simone Splengler Coelho, acompanhada pela coordenadora da comissão de Saúde BPW/CG, Lúcia Carmen Remelli.




A 9ª de cor lilás lembra a participação da BPW na ONU com respeito e humildade. Foi acesa pela vencedora do 2° lugar do prêmio SEBRAE “Mulher de Negócios 2009-2010”, Andrea Diniz Carvalho, acompanhada pela coordenadora da comissão de Turismo BPW/CG, Margareth Regina Mello.




A 10ª de cor dourada representa o futuro, pois ainda há muito que fazer na busca por um mundo mais igualitário, um mundo melhor. Foi acesa pela vencedora do 1° lugar do prêmio SEBRAE “Mulher de Negócios 2009-2010” Catia Softov, acompanhada pela 1ª vice presidente BPW/CG, Célia Aparecida Zanetti.

A união das duas cerimônias tem o propósito de reforçar a importância da mulher na sociedade e principalmente nos negócios. A noite festiva foi finalizada com a leitura do poema de Cora Coralina “Saber Viver”, por Maria Inês Bunning.

Nenhum comentário: