sábado, 27 de novembro de 2010

SALÃO DE PRESENTES mostra boas idéias que se tornaram bons negócios



Janaína Mansilha
Além da oferta variada de presentes para o final de ano, são cerca de 2 mil itens, o Salão de Natal, que encerra neste sábado, 20, no Sebrae em Campo Grande, apresenta exemplos de empreendedoras que iniciaram a atividade como um hobby e hoje possuem um pequeno negócio. Elas se mantem competitivas no mercado oferecendo produtos e serviços diferenciados.

A maquiadora Jaqueline Acosta criou um blog para dar dicas de maquiagem, divulgar lançamentos do setor de cosméticos e acabou descobrindo que poderia transformar suas redes sociais em negócio. Além de blogueira, twiteira, mãe e esposa é, desde julho, empreendedora individual em Campo Grande.

Encantada com o universo infantil, Letícia Brito encontrou na costura um hobby e uma forma de produzir bichos de pelúcia para os filhos: acabou transformando o passa-tempo em negócio. Tem um blog onde vende ursos, girafas, bonecas e uma infinidade de temas e personagens em pelúcia e tecido.

Jucelma Rocha foi para São Paulo e voltou personal organizer e, assistindo a televisão, encontrou em um canal de compras uma oportunidade de negócio: hoje representa uma marca de produtos para organização de espaços direcionados a quem não tem tempo de arrumar o guarda-roupa.

Em comum, o que todas essas mulheres têm é o fato de terem encontrado oportunidades de negócio em situações inesperadas e investido na ideia. Durante esta semana, elas estão entre as mais de 30 empreendedoras que participam do Salão de Presentes de Natal, no Sebrae, com o intuito de divulgar e comercializar os seus produtos e serviços.

Jaqueline dirige a empresa com o esposo, e são representantes de uma marca de esmaltes importada. “É um novo produto no mercado de Campo Grande, competitivo e que só conheci por causa das minhas redes sociais”, conta Acosta. “Como eu já trabalhava com vendas no setor de cosméticos, eu conhecia o consumidor local e suas necessidades”, complementa.

Proprietária de um site de compras, ela conta que participa de fóruns de discussão online e capacitações do Sebrae para promover o seu negócio. Hoje, contabiliza mais de mil seguidores no Twitter e cerca de duas mil visitas semanais no blog e no portal e-commerce. “Minhas vendas crescem à medida que esses canais se tornam conhecidos junto ao meu público-alvo”, enfatiza.

Para Letícia, o hobby foi evoluindo para negócio com os anos. “Desde os 16 anos eu costuro, por um tempo eu produzia pesos de portas, nada muito sério, daí eu comecei a criar bichos para os meus filhos. Eles cresceram e eu continuei fazendo”, explica.

Amiga de uma decoradora, Letícia passou a produzir bichos para decoração de aniversários infantis, quando viu que poderia ir além das encomendas. “Abri a loja e hoje tenho uma produção média de 330 ursos por mês, fora as bonecas e os outros personagens”, conta. Hoje conta com três funcionários na produção. “Este ano, minhas criações compõem a guirlanda de natal de uma rede em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília”, comemora.

Jucelma sempre atuou em setores relacionados à organização: “Eu só não sabia que existia uma indústria para isso e um mercado consumidor ávido por ferramentas de organização pessoal”, surpreende-se. Hoje possui tanto espaço físico quanto virtual, onde garante a divulgação da marca. “O setor ainda é novo na região, mas em grandes pólos já é encarado como necessidade da vida moderna”, finaliza.
O Salão de Presentes de Natal é realizado pela BPW em parceria com o Sebrae.
Fonte: SEBRAE

Nenhum comentário: