terça-feira, 27 de abril de 2010

DEZ MULHERES VENCEDORAS participam da Cerimônia das Velas


Fotos: SEBRAE/MS

$ônia Puxian
A emoção marcou presença em noite de premiação e comemoração. A “Cerimônia das Velas” é um dos acontecimentos mais significativos da BPW, uma vez que expressa a valorização da mulher e o seu empenho crescente frente à sociedade e o trabalho. A vela simboliza luz para o caminho, onde através da chama de uma acendem-se as outras.

O tema desse ano expressa uma frase da Presidente da BPW Internacional, Elizabeth Benhan: “Construindo uma base sólida para o nosso futuro.” Para celebrar esse momento iluminado dez mulheres batalhadoras e ganhadoras do prêmio SEBRAE “Mulher de Negócios” acendem velas com significados especiais.

Luz e cor



A 1ª vela de cor vermelha representa a determinação da fundadora Lena Madesin Philips, que ensinou a trabalhar com a adversidade. Foi acesa pela primeira dama do Município de Nova Alvorada do Sul, Danielle Mendes, acompanhada pela presidente da BPW/CG, Jussara Feltrin Moraes.



A 2ª de cor laranja representa o compromisso das mulheres americanas que foram a campo buscar apoio das mulheres da Europa; lembra os países fundadores da BPW: Áustria, Canadá, França, Itália e Estados Unidos. Foi acesa por Cemírames Borges, associada BPW/CG, acompanhada pela segunda secretária BPW/CG, Rosângela Costa Marques.



A 3ª de cor branca representa a casa mãe, a BPW Internacional. Em Agosto de 1930 duzentas mulheres de 16 países se reuniram em Genebra na Suíça para a fundação dessa entidade e representa a confiança. Foi acesa pela vencedora do prêmio 2006-2007 Marinez Zatta, acompanhada pela coordenadora da Condição da Mulher da BPW/CG e coordenadora do MERCOSUL da BPW Brasil, Maria Inês Bunning.



A 4ª de cor amarela representa o fortalecimento dos povos africanos. Foi acesa pela vencedora de 2006-2007 e coordenadora da comissão do Meio Ambiente BPW/CG, Isabel Doering Muxfeldt, acompanhada pela coordenadora da comissão de Agropecuária BPW/CG, a médica veterinária Eva Maria Medeiros.



A 5ª de cor verde representa a esperança que sempre deverá ser mantida pela BPW gerando equilíbrio nas ações. Foi acesa por Dagma Rúbia Souza Costa vencedora de 2007/2008, acompanhada pela coordenadora da comissão de Capacitação e Emprego BPW/CG, Eliane Toniasso.




A 6ª de cor azul escuro representa a responsabilidade. Foi acesa pela ganhadora de 2007-2008 Maura Maria Corrêa, acompanhada pela coordenadora da comissão de Educação e Cultura da BPW/CG, Aida Machado Domingos.



A 7ª de cor azul clara representa a fidelidade. Foi acesa por Carolina Coelho ganhadora do prêmio 2008-2009, acompanhada pela coordenadora da comissão da Jovem Mulher de Carreira BPW/CG, Eleíza Moraes.




A 8ª de cor rosa representa a paciência. Foi acesa pela vencedora do 3° lugar do Prêmio SEBRAE “Mulher de Negócios” 2009-2010, Simone Splengler Coelho, acompanhada pela coordenadora da comissão de Saúde BPW/CG, Lúcia Carmen Remelli.




A 9ª de cor lilás lembra a participação da BPW na ONU com respeito e humildade. Foi acesa pela vencedora do 2° lugar do prêmio SEBRAE “Mulher de Negócios 2009-2010”, Andrea Diniz Carvalho, acompanhada pela coordenadora da comissão de Turismo BPW/CG, Margareth Regina Mello.




A 10ª de cor dourada representa o futuro, pois ainda há muito que fazer na busca por um mundo mais igualitário, um mundo melhor. Foi acesa pela vencedora do 1° lugar do prêmio SEBRAE “Mulher de Negócios 2009-2010” Catia Softov, acompanhada pela 1ª vice presidente BPW/CG, Célia Aparecida Zanetti.

A união das duas cerimônias tem o propósito de reforçar a importância da mulher na sociedade e principalmente nos negócios. A noite festiva foi finalizada com a leitura do poema de Cora Coralina “Saber Viver”, por Maria Inês Bunning.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

CÁTIA SOFTOV é vencedora do Prêmio SEBRAE “Mulher de Negócios”


Simone 2º; Cátia 1º e Andrea 3º lugar Fotos SEBRAE/MS

Troféu SEBRAE "Mulher de Negócios 2010"


Para a empresária Cátia Softov
tudo começou na pequena Coxim, cidade de 30 mil habitantes na região norte de Mato Grosso do Sul, aos 15 anos de idade, quando ainda ajudava o pai, padeiro, a vender sonhos de porta em porta. Hoje, ela comemora orgulhosa a vitória de seus 25 anos de empreendedorismo com o troféu de primeiro lugar na etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios.

“A emoção começou no contar minha história. Revivi a morte do meu pai, toda a minha luta e agora estou colhendo o resultado de muita dedicação”, contou Cátia durante a premiação no dia 30 de março, em Campo Grande (MS). Sua empresa, a Panificadora Softov, é considerada o Shopping de Coxim, segundo ela relata. A empresa atende em média 500 clientes por dia, oferecendo, além de pães e doces tradicionais, receitas inovadoras como o premiado Pão Pantaneiro, feito com carne de sol e pequi.

O Prêmio concedeu ainda troféus para as empresárias Andrea Diniz, de Campo Grande, e Simone Spengler Coelho, da cidade de Jardim, em segundo e terceiro lugar, respectivamente. “Hoje eu descobri meu lugarzinho no mundo, que todos buscam, mas poucos conseguem. Me sinto privilegiada por isso”, comenta Andrea, lembrando como iniciou a Andrea Doces. Das feiras em bairros até os dias atuais ela conta que aconteceu muita coisa. “Cheguei a ficar sem condições de alimentar meus filhos e com 30 reais iniciei minha empresa”.

"Eu me senti muito honrada e quero dividir o prêmio com minha família, os colaboradores e a equipe, pois o mérito é de todos. Estou muito feliz", disse Simone, que é proprietária dos atrativos eco turísticos Estância Mimosa e Recanto Ecológico Rio da Prata.

No total, participaram desta edição do Prêmio 74 histórias de empreendedoras sul-mato-grossenses. Além das premiadas, outras cinco receberam certificado de finalistas durante o evento. A solenidade terminou com a Cerimônia das Velas, que é realizada em 100 países pela BPW – Associação das Mulheres de Negócios e Profissionais de Campo Grande - MS.

Na ocasião, 10 velas foram acesas, pelas três ganhadoras desta edição e as outras por participantes dos anos anteriores. “É como se fosse uma corrente, que simboliza a mulher, onde ela está há presença da luz, do amor, da inteligência e da sensibilidade”, explica a presidente da BPW Campo Grande, Jussara Feltrin, que completa: “A cerimônia rememora as lutas e conquistas das mulheres”.

O Prêmio SEBRAE Mulher de Negócios é uma iniciativa do SEBRAE, com o apoio da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW – Brasil) e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Desde a primeira edição, Mato Grosso do Sul teve uma participação que se tornou expressiva com os anos, segundo destaca a diretora de Operações do Sebrae/MS, Maristela França. “Em 2004, eram nove candidatas, este ano são 74. Em quatro edições, o Estado enviou finalistas para a etapa nacional”.

Participaram desta 6ª edição empresárias de 27 municípios do Estado. Foram finalistas: de Campo Grande, Andrea Diniz, da Andrea Doces; Lauriane Carmeiro, da Paulo Pneus; Rosalina Feitosa dos Santos, da Óptica Ipanema; de Coxim, Catia Softov, da Panificadora Softov; de Nova Alvorada do Sul, as empresária Graciela Cristina de Oliveira, da Móveis Oliveira, e Maria da Silva Barbosa, do Restaurante Paladar; de Nova Andradina, Magali Aidê, da Travessia Modas; de Jardim, Simone Spengler, do Recanto Ecológico Rio da Prata.
Agência SEBRAE de Notícias